Dicas para desenhar bem com caneta

Dicas para desenhar bem com caneta

Dicas para desenhar bem com caneta

29/03/2016
maxresdefault.desenhocaneta

Foto: Retirada da Internet

Você já tentou desenhar com a caneta e no meio do desenho soltou um pouco de tinta causando um borrão? Pois é, pensando nisso o professor Haroldo Dias Flauzino separou dicas para que você evite borrões e outras para que saiba como desenhar melhor com a caneta. Confira:

– Após algum tempo de uso repetitivo da caneta, a ponta pode esquentar, deixando a tinta mais líquida podendo escorrer, e causar borrões e manchas dificilmente reparáveis. Por isso, é legal trabalhar com várias canetas ao mesmo tempo. E sempre entre uma textura e outra, é legal testar o traço em um papel auxiliar e se preciso, limpar a ponta da caneta. Pode ser com o papel mesmo.

– Se mesmo assim, acontecer um borrão, não se desespere. Pegue uma borracha macia e faça movimentos leves no local até dar uma clareada. Tenha paciência e não aplique força. Se seus movimentos não foram tão leves assim ou sua borracha não é tão macia e aí “machucou” o papel, não tente consertar passando mais a borracha. Nesse caso, pegue uma lixa bem fina e limpa, em seguida passe de leve no local até o “machucado” amenizar.

Desenho Realista -Eyes - Caneta bic

Foto: Retirada da Internet

– É importante lembrar que existe diferença de tonalidade entre a tinta fresca e seca. Apesar de parecer seca ao toque, a tinta da caneta Bic vai mudar a tonalidade depois de estar totalmente seca. A cor tende a ficar mais escura. Isso vale para as cores azul, preta e vermelha.

– A inclinação da caneta ajuda na hora de fazer traços mais compridos e leves, para se alcançar texturas mais claras. Lembrando que é preciso manter a mão leve e ter total controle do traço para se conseguir uma textura mais uniforme. Da mesma forma que deixar a caneta menos inclinada, ajuda um pouco nos efeitos mais escuro.

– A força aplicada no traço influencia, mas não é o ideal forçar a caneta, porque marca o papel. Aplicar traços cruzados e mais concentrados para é melhor para alcançar efeitos mais escuros e mais espaçados para efeitos mais claros.

– Para áreas maiores é preciso ter firmeza na mão e fazer traços mais compridos. Pratique numa folha a parte antes de aplicar diretamente no desenho original.

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais!

 

Veja também em Dicas

Slecionados para você em Dicas