Tudo que você precisa saber sobre o curso de Arquitetura

Tudo que você precisa saber sobre o curso de Arquitetura

12/09/2016
Foto: retirada da internet

Foto: retirada da internet

O curso de Arquitetura tem como principal objetivo fornecer conhecimentos para que o aluno possa atuar na conservação, na execução e no projeto de obras. Ao longo da graduação o aluno adquire habilidades para projetar, supervisionar executar projetos. A duração média do curso é de cinco anos, e durante esse período o aluno aprenderá apresentando disciplinas teóricas, História, Engenharia de Estruturas, Tecnologia Arquitetônica, Desenho e também Matemática. Dependendo da faculdade, durante o curso o aluno também poderá passar por disciplinas relacionadas às Ciências Humanas e até Economia.

O curso mescla disciplinas da área das Ciências Exatas com as Ciências Humanas, possuindo uma grade curricular variada. Nos anos iniciais, há um forte foco em arte e desenho, com disciplinas como topografia e representação gráfica estrutural. Nos anos seguintes, o curso possui matérias mais específicas, como gestão de projetos e teoria da arquitetura. Além disso, o curso possui ainda atividades práticas, durante as quais o aluno faz aulas em laboratórios e faz projetos em maquetes.

 

Uma característica muito importante é que durante a faculdade serão feitos vários pequenos projetos, sejam eles de desenho, de conceito artístico e até mesmo maquetes. Durante o último ano do curso de arquitetura a principal tarefa do aluno vai ser produzir o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Este trabalho, composto por uma monografia obrigatória e uma parte prática opcional, consiste em um trabalho maior e mais complexo, como se fosse um projeto arquitetônico real.

Profissão

O profissional formado no curso de Arquitetura é aquele que cria, desenha, projeta e acompanha a construção de todo o tipo de construção e edificação, usando sua criatividade para melhorar a qualidade de vida das cidades. Também é responsável pelo planejamento de todo o contexto urbano da construção, sempre com o intuito de melhorar a vida de quem irá usufruir da obra por ele projetada. Além disso, o arquiteto deve sempre tirar o melhor aproveitamento possível das vantagens do terreno para a construção, maximizando a integração urbana do projeto com a região da cidade onde a mesma está inserida. O profissional formado no curso de Arquitetura também pode atuar na reforma de obras já existentes, como construções históricas, para a preservação do patrimônio histórico.

Fonte: Guia da Carreira